quinta-feira, 7 de maio de 2009

Corrupção Vs Lobbys (????????)



Estava eu a ver uma noticia no site Negócios sobre as restrições do governo americano ás agências de credito, que não tinham sido tão duras por causa dos donativos das mesmas para a campanha eleitoral, quando pus a questão a mim mesmo: Qual a diferença entre corrupção e a pressão dos lobbys???

Vamos lá a ver.

Como tá na moda, vou dar um exemplo dos árbitros. Se um clube qualquer oferece um certa quantia de dinheiro a um arbitro para este beneficiar uma determinada equipa, em prejuízo de outra, é considerado corrupção, mas se uma empresa "doar" dinheiro para um determinado partido, e depois de este ser eleito, beneficiar das decisões desse mesmo partido é considerado lobby!!! Peço desculpa pela minha ignorância, mas mesmo sendo casos diferentes, não serão bastante idênticos??? Então o porque de punir uns e beneficiar outros?? Depois ainda se queixam de as pessoas não acreditarem nos políticos!!!
O mais surpreendente é que em alguns países, os lobbys são permitidos e regulados(não sei bem como se regula isto, mas se alguém souber, favor dizer!)
Será que influenciar decisões politicas em beneficio de determinados grupos, não é considerado crime?? Se eu tenho uma empresa que tem mais capacidade que outras, mas como as doações foram menores, fico fora das escolhas desse governo!?!?!
Sei que já é uma pratica muito antiga, mas não deixa de fazer muita confusão na cabeça das pessoas.

Eu sempre fui defensor da classe politica, visto que faz falta alguém tomar as decisões por todos nós,para o nosso bem social, mas assim torna-se difícil de acreditar!!!

1 banalidades:

Sindair disse...

Amen!!

Muito bom!! ;)

Enviar um comentário