sábado, 24 de abril de 2010

Como evitar a euforia Benfiquista

Este post é na sua totalidade, ou quase, retirado da versão online do Jornal I

*

Se à segunda estrofe já não pode ouvir o Piçarra, o que se segue é para si, que não é benfiquista e quer passar ao lado da festa do título dos encarnados. Para todos os homens e mulheres, meninos e meninas que são do FC Porto e do Sporting, eis um guia que explica como fugir à euforia do Benfica quando esta lhe bater à porta de casa



01 ATRÁS DO SOL POSTO
Em Parambos, no concelho de Carrazeda de Ansiães, o Sol nasce todos os dias sob o signo do leão. É a aldeia mais sportinguista do país e fica a 451 quilómetros de Lisboa. No viamichelin.com diz que são 5h30 de viagem com um custo de 61,20 euros entre portagens e combustível. É um esticão, pois é, mas se é do Sporting, dificilmente se sentirá mais em casa do que aqui, onde foi fundada a primeira filial do clube em 1937. Não lhe chamam a Aldeia Verde só por graça: são 96 habitantes, todos eles do SCP, e até o "bigodes" Jorge Gonçalves é daqui pertinho.

02 TELA Vá ao cinema, que lá são proibidas as conversas e o silêncio é de ouro. Não vai ouvir falar dos golos do Cardozo, das fintas do Di María, dos "túneles" ou das vitórias "limpinhas", com sotaque à Jorge Jesus. Recomendamos-lhe o IndieLisboa (começou na quinta- -feira), nas salas da Culturgest e do Cinema Londres - evite o São Jorge que fica mesmo, mesmo na Avenida da Liberdade onde o corso encarnado irá fazer a sua parada triunfal. O cartaz é bom e tem Ben Stiller a destilar opiniões sobre tudo (menos futebol) num título sugestivo para sportinguistas: "Greenberg".

03 VÁ PARA FORA, LÁ FORA
As cinzas do vulcão com nome impossível de soletrar já fazem parte do passado e os aeroportos vão perdendo o arzinho de campismo indoor. Aproveite e vá a Barcelona ver a equipa de Guardiola ganhar ao Xerez e veja que é possível conquistar títulos com jogadores da formação (se for sportinguista) e lutando contra o poder central (se for portista). Já agora, evite Paris ou Luxemburgo se não quiser esbarrar com os festejos encarnados de frente. E com pronúncia.

04 SOFÁ
Como o dinheiro não dá para tudo, às vezes o melhor é mesmo ficar alapado no sofá. Mas cuidado porque eles vão andar por aí e em quase todo o lado. Aconselha-se qualquer canal que não seja português - SportTV incluída - porque os especiais de corrida sobre o título do Benfica entrar-lhe- -ão casa dentro. À hora do Naval-Braga, que pode dar o título ao Benfica, veja as séries da Fox - "Lie To Me", "Ossos" e a "Vida É Injusta" (OK, os nomes não serão os melhores para a ocasião...) - ou o "Relatório Minoritário" no Canal Hollywood. Limpe os VHS que tem no armário, passe-os para DVD e reveja as grandes goleadas ao Benfica: como o 7-1 do Sporting em 1986, ou os 5-0 do FC Porto em 1996 (até Wetl marcou um). Faça o que entender, mas seja lá o que isso for, não se ligue no canal 30 da Meo.

05 COMPUTADOR Compre uns tampões para os ouvidos, feche-se no quarto, ligue o portátil e comece uma maratona de "Football Manager". Nunca a batota lhe saberá tão bem: construa dois perfis, escolha o clube do coração e aquele que mais odeia e navegue ao saber da imaginação. Cause fracções no plantel encarnado: imponha multas parvas aos melhores jogadores, dê palestras ao intervalo, aumente as cargas físicas do treino e vai ver que tudo será como um dia desejou que fosse no "seu" Benfica. Ser incompetente tem os seus encantos.

06 SEM REDE Não consegue viver sem o telemóvel? Vai ver que consegue, quando as mensagens dos amigos da outra cor começarem a cair de enxurrada. Tem duas opções: ou o desliga ou desliga-se do mundo. E nada melhor do que uma partida de snooker, numa cave lisboeta, como no Águia de Ouro (sim, o nome é horrível...) Snooker Club, na Praça da Alegria (sim, é perto da Avenida da Liberdade), onde a rede é nula e sempre pode dar umas tacadas violentas na má sorte.

*

Como podem constatar, este blog, mesmo sendo escrito e moderado por um Benfiquista, também se preocupa com aqueles que, por uma ou outra razão, não vão poder festejar o titulo de campeão... ou outro titulo qualquer, este ano.
Agora digam que este blog não se preocupa com os outros, com as suas carências e falta de motivação, de uma forma "humanitaria"

~:D

0 banalidades:

Enviar um comentário